domingo, agosto 27, 2006

Aécio Neves: você precisa conhecer Minas Gerais, lá é muito legal!

O suposto governador Aécio Neves foi visto no último final de semana na histórica cidade fluminense de Paraty. Durante o ano todo, você pode encontrá-lo no hall de entrada de um show de Marisa Monte ou Chico Buarque, na Ilha de Caras ou no camarote da Brahma, da Claro, da Tim. Em qualquer evento que tenha camarote. Dizem que ele até voltou do Líbano como refugiado de guerra só pra aproveitar a badalação. Aécio desceu heróico em Guarulhos, cercado de repórteres em vôo proveniente de Damasco. O dinâmico quem-sabe-governador, até agora só não foi visto e fotografado em Minas Gerais. Por isso o Ignorância Times apresenta a Vossa Excelência várias opções de passeios turísticos ao estado de Drummond, Guimarães Rosa, Tancredo Neves, menos de Aécio.

Em Esmeraldas, perto de Belo Horizonte, ele pode conversar com o escritor e cartunista Nani, que lhe apresentará as deliciosas histórias da cidade, muitas delas publicadas em seu livro Chico Clarião Fugiu com Caubi. Já na conhecida Tiradentes, a dica quente é saborear os quitutes do Seu Chico Doceiro, que produz doces há 40 anos e pode ser encontrado a qualquer hora do dia, o que é muito bom: de dia a luz é melhor para fotografar. Seguindo esse breve roteiro para iniciantes, ele terá a oportunidade de se esbaldar em Salinas onde desfrutará, como um bon vivant, de uma das melhores cachaças do mundo. Outra estupenda opção gastronômica é comer os maravilhosos queijos canastra de São Roque.

Para o seu lado playboy aventureiro, o programa imperdível é um trekking no Cânion Bom Jardim em Jaboticatubas ou uma canoagem radical no Rio Paraúna, Serro do Cipó. Só tem que avisar os repórteres para levar botas, protetor solar, repelentes de insetos e outros apetrechos de turismo radical.

Se preferir um passeio urbano e histórico, sugerimos o Palácio da Liberdade em Belo Horizonte. Segundo os catálogos turísticos, o prédio é uma referência da influência francesa na época da construção da capital. Isto é visível no acabamento, nos jardins em estilo rosal (de Pall Villon), no salão de banquete (à Luís XV), nas pinturas do Salão Nobre... O requinte tem lugar na imponente escadaria de ferro (art nouveau), importada da Bélgica, no rico lustre de cristal tcheco e nas obras de arte oriental antiga. Fica na Praça da Liberdade s/n - Bairro Funcionários, Belzonte, Minas, é só marcar a visita no telefone: (31) 3250-6011.

Para saber mais, Aécio: Roteiros do Sabor Brasileiro, de Chico Júnior e www.idasbrasil.com.br

(Gilmar Rodrigues e Andrew Downie, para o site Ignorância Times)

Um comentário:

Anônimo disse...

Bem, é um dos autores do texto do que se manifesta. Adorei ser publicado nesse blogue, grata surpresa. Tão surpresa como ver Aécio em Minas. Obrigado. E convido a todos para nevegarem no ignoranciatimes.com.br
site de notícias satíricas. UM grande abraço.