terça-feira, maio 27, 2008

Executiva do PT mantém veto à aliança com tucanos em BH

A Executiva Nacional do PT manteve o veto à aliança com tucanos em Belo Horizonte. Por 13 a 2, a executiva manteve a decisão de proibir que o partido se coligue com o PSDB na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. A aliança havia sido costurada pelo prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT) com o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB).

Pela aliança costurada entre Pimentel e Aécio, os dois partidos apoiaram a candidatura a prefeito do empresário Márcio Lacerda (PSB), secretário estadual de Minas. Como parte do acordo, o PT indicaria a vice da chapa.

A aliança com os tucanos havia sido aprovada pelas Executivas Municipal e Estadual do PT em Minas. Com a decisão desta segunda-feira, a palavra final sobre a aliança deverá ser do Diretório Nacional do PT, que se reúne nesta sexta-feira e sábado, em Brasília.

Os dois votos favoráveis à aliança da Executiva foram de Romênio Pereira, secretário de assuntos institucionais do PT, e de Jorge Coelho, um dos três vice-presidentes da legenda. A justificativa da Executiva para vetar a coligação é que uma eventual aliança entre PT e PSDB poderia interferir na campanha presidencial de 2010 – na qual Aécio é apontado como eventual candidato contra um nome apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nos últimos dias, Pimentel e Aécio intensificaram as ações para assegurar a chapa. Mas há um acordo no PT para que a decisão não saia nesta segunda-feira. Pimentel esteve de Brasília, de onde saiu com promessas de apoio na reunião do dia 30 e sinais de que a divisão interna no PT nacional pode aumentar.

(fonte: Portal Uai)

2 comentários:

Glauco disse...

O que me chama a atenção nessa discussão é como o PT paulista, no alto da sua intransigencia, se porta nessas ocasioes.

Lembrem-se companheiros, quando lhe foi conveniente, o Partido dos Trabalhadores paulistas impuseram como um trator a alianca com o senhor Newton Cardoso em MG pois nao queriam perder o PMDB nas eleicoes nacionais... Jogaram o idealismo petista de minas gerais na latrina.

O grande erro dessa alianca na minha opiniao foi a escolha do senhor lacerda para a disputa. O que ele pensa para Belo Horizonte? Alguem aqui sabe como é o timbre da voz desse figura? isso é preocupante...

No mais, acho que a aliança deve ser sim discutida... o radicalismo contrario a ela não é saudavel... O proprio presidente LULA ja deixou entender varias vezes que a alianca é saudavel... Num palanque em bh ele mesmo disse: "Minas esta para fazer o que o brasil deveria..."

Glauco disse...

Lula: "Acho que o tempo dos meus companheiros da executiva nacional teria sido melhor empregado discutindo casos mais importantes para o partido, como o caso de São Paulo, onde a minha companheira e amiga Marta (Suplicy, ministra do Turismo) está numa situação difícil, não consegue ampliar as alianças. Eu acho que a direção deveria cuidar disso. Não é o caso de Belo Horizonte, muito pelo contrário, a aliança é tão ampla que inclui até partidos ditos adversários."

Zé Dirceu: "Fica difícil defender a decisão da Comissão Executiva Nacional do PT sobre Belo Horizonte. Como a direção autorizou coligações com o PSDB e com o DEM em outras cidades - muitas, importantes, com mais de 200 mil habitantes - inclusive em outras capitais, não dá para entender qual é o critério para o veto ao apoio do PSDB à candidatura de Márcio Lacerda, à prefeitura da capital mineira. Principalmente porque sua filiação partidária e biografia não o ligam aos tucanos, mas sim ao nosso campo da esquerda, ao PSB, partido pelo qual ele sai candidato com um vice do PT."

Insisto, o erro nessa aliança foi a escolha do senhor Márcio Lacerda como cabeça da chapa. A aliança em si é sim bastante interessante para os interesses de Belo Horizonte.