quinta-feira, novembro 05, 2009

o tapa de aécio na namorada

No último domingo, 01/11/2009, o jornalista Juca Kfouri deu a seguinte nota em seu blog:

Aécio Neves, o governador tucano de Minas Gerais, que luta para ter o jogo inaugural da Copa do Mundo de 2014, em Belo Horizonte, deu um empurrão e um tapa em sua acompanhante no domingo passado, numa festa da Calvin Klein, no Hotel Fasano, no Rio.

Depois do incidente, segundo diversas testemunhas, cada um foi para um lado, diante do constrangimento geral.

A imprensa brasileira não pode repetir com nenhum candidato a candidato a presidência da República a cortina de silêncio que cercou Fernando Collor, embora seus hábitos fossem conhecidos.

Nota: Às 15h18, o blog recebeu nota da assessoria de imprensa do governo mineiro desmentindo a informação e a considerando caluniosa.

O blog a mantém inalterada.


Como podemos adivinhar, nada saiu na grande imprensa, principalmente a mineira. Mas aos poucos alguns outros blogs foram repercutindo a notícia. Decepcionantemente, Luis Nassif não quis "entrar na querela" e classificou a questão de bater ou não bater como "coisa menor", apesar de condenar a postura baladeira do governador.

O Vi o Mundo, do Luiz Carlos Azenha, reproduziu a opinião do sociólogo Rudá Ricci. Ressalto a seguir dois parágrafos com os quais concordo totalmente:

(...) 5) A notícia de Juca Kfouri já havia sido veiculada (sem citar nomes) por Joyce Pascowitch. Se fosse mentira, a resposta seria um processo por calúnia e não uma mera notinha da assessoria de imprensa. (grifo meu) Ainda mais em período pré-eleitoral, o que é devastador. Não sejamos ingênuos;

6) Juca foi além. Vejam o seu blog de hoje, dia 3, ele já havia chamado Aécio de covarde. Agora fala em "brilho", em mentira, em impostura, em blindagem. Cá entre nós, mesmo que fosse um jogo político, como alguém com o nome profissional de Kfouri pode atacar um governador a este ponto se fosse mentira? Está absolutamente na ofensiva e o governador mineiro está em total defensiva. Não seria estranho?


Em seu blog, Rudá Ricci ainda traz a entrevista que o jornalista Renato Rovai fez com o Juca Kfouri, em que ele afirma ter checado a história: "Antes de dar a nota fiz quatro ou cinco ligações pra festeiros cariocas amigos meus e todos me confirmaram a história, apesar de não terem visto a cena."

O jornalista Ailton Medeiros, que também publicou a história no domingo, afirma ao blog do Rudá que soube da história "na quarta-feira (28) por uma pessoa, numa conversa descontraída pelo MSN. Essa pessoa tem ligações com a irmã de Aécio Neves. Mas me pediu para não publicar nada temendo represália."

No dia 3, saíram fotos de Aécio com a namorada numa boa em uma praia catarinense, como se fosse coisa recente. Não era, e foi o mesmo jornalista Ailton Medeiros que desmascarou a farsa.

Eu afirmo desde o início que 1) essas coisas não surgem do nada, onde há fumaça a fogo, e 2) se fosse mentira, não tinha conversa, era processo no Kfouri no mesmo dia. Agora vamos ver até quando nossa imprensa vai continuar acobertando esse tipo de coisa lamentável.

(se alguém tiver mais links da repercussão da notícia, por favor, compartilhem nos comentários!)

9 comentários:

Anônimo disse...

Boa sua análise.
ailton medeiros
Natal

Mineiro do Norte disse...

Dentre as inúmeras pessoas de reconhecido talento e seriedade profissional que comentaram o massacre que estão fazendo com Aécio Neves , a cientista política Lucia Hipólito nos diz:
“Ataques pessoais constituem arma das mais delicadas e perigosas de uma disputa eleitoral. São faca de dois gumes.Não são poucos os casos de ataques pessoais que provocaram efeito bumerangue, ou seja, voltaram-se contra o atacante, prejudicando-o mais do que à vítima.”
Já o jornalista Lauro Jardim do Radar ( revista Veja) nos diz
“A insidiosa campanha de boatos na internet sobre Aécio Neves, que circula com força na web desde o fim de semana, visa a atingir exatamente a característica mais festejada do governador mineiro: a capacidade de conciliação e de entendimento entre contrários.”
Finalmente o Jornalista Noblat, colunista do jornal O Globo em seu Bog nos diz
“A namorada negou tudo, pessoas presentes à festa não viram nada, além de um escorregão da moça na pista de dança, o governador chegou a falar no assunto em indignada entrevista coletiva (era a respeito de outro assunto, mas a pergunta foi inevitável. E ele não se furtou a responder.)
Mas a notícia continua a se multiplicar pela internet.
O PT joga para separar Aécio de Serra. No primeiro momento, separá-los significa evitar que Aécio aceite ser vice de Serra. No segundo momento, que Aécio de fato se empenhe para eleger Serra”.

De um lado temos essa turma conhecida e de alta credibilidade fazendo essa análise política do fato. Do outro temos a patrulha da lama escura e fétida trabalhando por interesses subalternos .

O pior de tudo é que o Juca Kfouri que deu essa notícia disse que não gosta do Aécio e não tem provas do que comentou . Era melhor ele continuar falando só de futebol...

Anônimo disse...

esse aeçio vou falar só presta para
gastar dinheiro publico em propaganda mentirosa.
minas e o estado do brasil que se paga mais inposto e taxas
(ate ipva de carro velho)
e tem as piores rodovia.
ainda bem que somente os otario de minas que vota nele
nunca sera presidente do brasil

Anônimo disse...

aecio neves o lider da Gangue da Zona da Mata,,com seu terrivel choque de indigestão queremos é ve-lo bem longe:vide site novojornal.com......para os mineiros aecio never

Anônimo disse...

Diante dos diversos emails, telefonemas e cartas recebidos após uma série de reportagens a respeito do “modelo” adotado por políticos da região da Zona da Mata e da convocação de um grupo de moradores de seis municípios da região, Novojornal enviou duas equipes para realizar um levantamento, no intuito de constatar o que existia de real nas denúncias apresentadas, uma vez que as acusações contra o que moradores denominaram de “Gangue da Zona da Mata” eram pesadas.

Anônimo disse...

A reportagem do Novojornal ao percorrer a Zona da Mata foi diversas vezes abordada e intimidada por agentes das duas polícias. Não podemos dizer que se trata de uma região sem lei, pois a “Gangue da Zona da Mata” é a lei.visitem o blog do omar:omarperes.blogspot.com

fabiologia disse...

Este vídeo mostra a Censura de Aécio na imprensa.

http://www.youtube.com/watch?v=R4oKrj1R91g

Tormenta disse...

Ele também gosta muito de dar um tapa na macaca D:

Anônimo disse...

PTzada, lixo da humanidade.